Escrito por: UNE finaliza preparativos
Maior festival universitário da América Latina acontece no Rio de Janeiro e terá participação de artistas, autoridades políticas e personalidades do Brasil e do continente africano; já confirmaram presença o escritor angolano Ondjaki, o ator Milton Gonçalves, os músicos Naná Vasconcellos e Martinho da Vila, além do ministro Gilberto Gil. São esperados cerca de 15 mil jovens
Entre os dias 27 de janeiro a 2 de fevereiro, a União Nacional dos Estudantes (UNE) promove na cidade do Rio de Janeiro sua 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura. O formato do evento, que vai reunir cerca de 15 mil jovens, é o de um grande festival cultural, com debates, mesas redondas, shows, teatro, dança, oficinas, palestras, além da maior mostra universitária do país com trabalhos de estudantes de todo Brasil nas áreas de artes cênicas; cinema e vídeo; artes visuais; música; literatura; e ciência e tecnologia.
O tema dessa edição da Bienal é “África:Brasil, um Rio chamado Atlântico” e entre os convidados já estão confirmados o ministro da Cultura Gilberto Gil, o ator Milton Gonçalves, o músico Naná Vasconcelos e o escritor angolano Ondjaki, que volta ao Brasil após ter sido atração da última Flip,em Parati.
A programação será concentrada na região histórica dos Arcos da Lapa, mas também ocupará outros espaços do Rio com exposições, passeatas, intervenções urbanas, além de uma grande apresentação musical no encerramento de cada dia.
70 anos da UNE
A 5ª Bienal é o ponto de partida para as comemorações dos 70 anos da UNE, que se completam dia em 11 de agosto de 2007. Durante o festival estão programados homenagens a célebres ex-dirigentes, exposição do Projeto Memória do Movimento Estudantil (www.mme.org.br), além do lançamento do selo comemorativo do aniversário da entidade.
Tema: “Brasil-África: um Rio chamado Atlântico"
Inspirado na obra do diplomata e ex-presidente da ABL, Alberto da Costa e Silva, o tema da 5ª Bienal, “Brasil-África: um Rio chamado Atlântico", pretende despertar a reflexão dos estudantes sobre os elementos que compõem a formação da cultura popular brasileira a partir da influência africana.
Haverá ainda uma mostra de cinema totalmente voltada para o tema. Foram selecionadas algumas das principais produções brasileiras e internacionais que retratam o continente e suas manifestações culturais e políticas.
Estudantes organizam Caravanas em todo país
Em todos os estados brasileiros, estudantes já preparam as tradicionais caravanas rumo à Bienal da UNE. Diretores da entidade estão espalhados em todas as capitais e em algumas cidades estratégicas com o objetivo de organizar a vinda dos universitários.
Apesar da distância, Acre, Amazônia, Pará e Bahia já têm suas caravanas confirmadas. Minas Gerais, Santa Catarina, Brasília e outros estados também estão se mobilizando. A expectativa da organização é que cerca de 200 ônibus devam chegar à capital fluminense a partir do dia 27.
ATIVIDADES
O grande destaque da 5ª Bienal da UNE será a “Mostra Universitária”, que recebeu a inscrição de 1.300 trabalhos, reunindo o que há de mais criativo na produção cultural feita dentro das universidades.
Já a “Mostra Convidada” vai reunir trabalhos de artistas nacionais e africanos. A programação inclui ainda um ciclo de debates e o “Café Literário”, atividades que envolverão artistas e membros da comunidade acadêmica em discussões relacionadas ao tema “Brasil-África”.
O Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA, projeto cultural da UNE, terá um espaço exclusivo na Bienal, onde serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2006 nos 10 núcleos (pontos de cultura) existentes no país.
A Bienal também promoverá a integração dos estudantes com a comunidade do Rio de Janeiro, por meio do “Espaço Lado C”, no qual os participantes conhecerão alguns Pontos de Cultura da cidade, como o Museu Comunidade da Maré, a sede do grupo Nós do Morro, a Casa das Artes da Mangueira e o Centro Cultural Cartola.
ESPA?OS
A programação principal estará concentrada na região da Lapa. O casarão da Fundição Progresso será uma espécie de “QG” da Bienal, abrigando a secretaria, o centro de informações, uma praça de alimentação, além de shows, debates, oficinas e as mostras universitárias de artes visuais, ciência e tecnologia, e artes cênicas.
O Circo Voador vai receber a mostra universitária de música e alguns dos principais shows. Um dos mais importantes, belos e charmosos cinemas do Brasil, o Cine Odeon, na Cinelândia, abrigará a mostra universitária e convidada de audiovisual.
A Biblioteca Nacional, que possui o maior acervo de livros, periódicos e documentos do país, será palco de debates e seminários.
Já o "Corredor Cultural" da Lapa, que engloba os espaços do grupo Tá Na Rua, Centro Teatro do Oprimido, Casa Hombu e Casa Brasil-Nigéria, terá programação integrada à Bienal da UNE, com livre acesso dos participantes a estes locais.
HOMENAGEADOS
A 5ª Bienal da UNE vai homenagear duas das mais importantes figuras da cultura nacional: o ex-senador, professor, escritor e militante do movimento negro, Abdias Nascimento; e o cineasta, roteirista e produtor Zózimo Bubull.
Poeta e diretor teatral, Abdias Nascimento é referência na luta pela preservação e difusão da cultura afro. Sua relação com o movimento estudantil vem desde a década de 1960, quando o seu “Teatro Negro” ensaiava na antiga sede da UNE, na Praia do Flamengo. Para homenageá-lo será montada a exposição "Abdias Nascimento: 90 anos de memória viva".
Zózimo Bubull também tem estreita relação com o movimento estudantil. Participou do lendário Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE, e foi um dos produtores do clássico filme “Cinco Vezes Favela”. A Bienal trará uma mostra dedicada à obra do cineasta, que foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira.
ATRA?OES/NOMES JÁ CONFIRMADOS
Shows: Martinho da Vila e Vila Isabel, Naná Vasconcellos, Ile Aiyê, Jongo da Serrinha, DJ Marlboro, Mr. Catra, Marechal (rap), Los Sebosos Postizos (Nação Zumbi toca Jorge Bem), Ponto de Equilíbrio (reggae), Toninho Borbo, Clã Nordestinoe Monobloco
Convidados africanos: Ondjaki (escritor - Angola), Antonio Pacavira (professor – Angola), Amadou Kane Sy (artista plástico - Senegal), Mamour Ba (músico - Senegal).
Artistas e personalidades: Milton Gonçalves, Daiane dos Santos (ginasta), Amir Haddad (Cia. Ta na Rua), Marcelo Yuka, Mãe Beata de Iemonjá, MV Bill, BNegão, Marcelino Freire (escritor), Serginho Gorisman, Sérgio de Carvalho (Cia. do Latão)
Autoridades políticas: Fernando Haddad (MEC), Gilberto Gil (MinC), Orlando Silva (Esporte), Carlos Nuzman (Pres. COB), Alberto da Costa e Silva (diplomata), Manoel Rangel (Ancine), Samuel Pinheiro Guimarães (presidência), Regina Novaes (Conjuve), Soninha (vereadora), Manuela D’ávila (dep. Federal), Carlos Lessa (economista).
SERVI?O
O que? 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE
Onde? Lapa/RJ (Fundição Progresso, Circo Voador e outros espaços)
Quando? 27 de janeiro a 2 de fevereiro
Informações: (21) 2295.5307 / 5792 / 5120 / www.une.org.br/bienal
Como Participar? Não é necessário ser estudante para participar da 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. O festival é aberto ao público, mas para ter acesso às atividades é necessário fazer o credenciamento, realizado a partir do dia 27 de janeiro, na Fundição Progresso. A taxa de inscrição é de R$ 50 (com alojamento) e R$ 30 (sem alojamento) e dá acesso a todas as atividades da Bienal, incluindo os shows, debates e oficinas.
SUGESTOES DE ENTREVISTA:
Tiago Alves (Coordenador-geral da 5ª Bienal) – (21) 9260.1796
Gustavo Viana (Diretor de Cultura da UNE) – (21) 8688.5018
Gustavo Petta (Presidente da UNE) – (11) 9478.1000
ASSESSORIA DE IMPRENSA UNE
Fumaça Corp - Jornalismo e Assessoria
Rafael Minoro - (21) 8202.5956 / (21) 2295.5307 ou 5792 ou 5120
Vinicius Resende/Artênius Daniel/ Francini Macêdo - (31) 9795.7171 / (31) 3272.2971