Arquivos disponíveis para Download:

13ª Plenária Nacional da CUT

Tipo de
arquivo

JPG

Informações sobre o arquivo

A 13ª Plenária Nacional da CUT aconteceu no Espaço Adamastor, na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo, e reuniu 614 delegados, sendo 390 homens e 224 mulheres.
Ela se deu em um momento histórico singular no Brasil, onde pela primeira vez uma mulher ocupa a Presidência da República.
A Plenária avaliou a atuação do movimento sindical e definiu estratégias para o próximo período, entre as quais: combater a crise, construção de um modelo de desenvolvimento com maior participação popular nas decisões políticas, sustentabilidade econômica, social e ambiental, distribuição de renda e a valorização do trabalho, assim como atualização e o fortalecimento do projeto sindical CUTista para disputa de hegemonia na sociedade. Durante a Plenária ocorreu o lançamento da Campanha “Liberdade e Autonomia: por uma nova estrutura sindical”, uma antiga bandeira da CUT.
O seu encerramento foi com uma grande mobilização contra a privatização dos aeroportos, realizada no Aeroporto de Cumbica e que contou com a presença de sindicalistas de todo o Brasil. A 13ª Plenária Nacional da CUT homenageou Waldemar Pires de Oliveira, sindicalista da Construção Civil, que muito lutou pela organização da categoria e da CUT, e que faleceu em 30/04/2010.

14ª Plenária Nacional da CUT

Tipo de
arquivo

JPG
AI

Informações sobre o arquivo

A Plenária Nacional aconteceu no Centro Cultural Adamastor, na cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo.
Reuniu 586 delegados, sendo 348 homens e 238 mulheres. Teve como tema central “Organizar, Lutar e Avançar nas Conquistas”.
A Plenária foi um espaço de análise da conjuntura nacional e internacional, sendo o aumento da sindicalização, a representação nos locais de trabalho, as discussões sobre as contradições do capital e a disputa da hegemonia na sociedade, os principais desafios apontados.
Também foi discutida a importância da reforma política. Durante a Plenária, a CUT formalizou o apoio à reeleição de Dilma Roussef em um ato com a participação da presidenta. Nesse ato a Central apresentou a Plataforma CUT da Classe Trabalhadora com uma série de recomendações que os trabalhadores esperam ver atendidas no próximo governo. A plenária foi encerrada com um ato para lembrar os 50 anos do golpe militar e homenageou todos que tombaram lutando contra a ditadura.