Twitter Facebook YouTube Instagram Conexão Sindical

CUT NACIONAL > MEIO AMBIENTE 2009/2012

Meio Ambiente 2009/2012

A Paraense Carmen Helena Ferreira Foro nasceu no Município de Moju.
É agricultora familiar, filiada ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri no Pará.

Em 1992 assumiu a Presidência do Sindicato, indo depois para a direção da Fetagri e da CUT Estadual.
Em 2003 compôs a Direção Executiva da Central Única dos Trabalhadores. Vice-Presidente eleita para o mandato 2006-2009, Carmen foi a primeira mulher a assumir a Presidência Nacional da CUT.

O 10º Congresso a elegeu para a recém criada Secretaria Nacional de Meio Ambiente.
Na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - Contag, realiza o segundo mandato coordenando a Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais que organiza o maior movimento de mulheres do país, a Marcha das Margaridas.

Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, do Fórum Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta e Representante das Trabalhadoras Rurais no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CONDRAF, Carmen articula nacionalmente diversas políticas e ações contra a violência, de fortalecimento da organização produtiva, por acesso à terra, autonomia e protagonismo das mulheres.

Um dos principais desafios colocados para a nova Secretaria Nacional de Meio Ambiente é propor políticas ambientais que dialoguem com as necessidades da classe trabalhadora, articulando o envolvimento dos sindicatos, das estaduais da CUT, federações e confederações em torno de um projeto de desenvolvimento sustentável.

• w"E-mail"
  • Orkut

RÁDIO CUT

Copyright © CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócios | 24.062.754 - Representados