Santa Catarina

Escrito por: Atividades na Escola Técnica de Hotelaria e Turismo Canto da Ilha promovem o Dia da Mulher • Publicado em: 08/03/2007 - 11:51 Escrito por: Atividades na Escola Técnica de Hotelaria e Turismo Canto da Ilha promovem o Dia da Mulher Publicado em: 08/03/2007 - 11:51

Confira a programação oficial das atividades:

Dia 08/03/2007

8h00

Concentração das trabalhadoras camponesas e urbanas em frente ao INSS

13h30

14h00-17h00

Projeção contextualizada do filme: OLGA

19h00-21h00

Informações: 3284.8820 / 3884.3251 / 3284.4060

Tânia (Movimento Mulheres Trabalhadoras Urbanas) - (48) 8413.2039

michele.lopes@cut.org.br

Título: Santa Catarina, Conteúdo: Em parceria com a CUT-SC, o MST, as Mulheres Camponesas e as Mulheres Trabalhadoras Urbanas “Marcha pela Vida”, a Escola Técnica de Hotelaria e Turismo do Hotel Canto da Ilha de Santa Catarina, que desenvolve programas de qualificação profissional e tem forte inserção na sociedade, está realizando atividades para a “Comemoração do Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras”, incluindo oficinas com cerca de 400 alunos. Segundo Rosana Miyashiro, da coordenação pedagógica da escola e do evento, as atividades servirão para dar espaço às experiências de mulheres camponesas e urbanas. “A possibilidade de inserção dos movimentos sociais sempre fez parte de nosso sistema permanente. Queremos divulgar a escola e levar à sociedade a possibilidade do debate e um momento de reflexão, com foco em uma proposta educacional”, explica Rosana.   As várias atividades comemorativas que a escola desenvolverá concretizam a proposta de Educação Integral da ETHCI/CUT, têm como objetivos estratégicos discutir a história de lutas das mulheres e fazem parte dos percursos formativos desenvolvidos com os trabalhadoras. Os debates discutirão os principais desafios das mulheres, a partir dos seguintes aspectos: condições de trabalho, violência, alimentação saudável e políticas públicas.   Para a coordenadora da Secretaria das Mulheres da CUT Santa Catarina, Marilene Rossoni, a mulher do século XXI possui muitos avanços. “Estamos inseridas no mundo do trabalho, nossas conquistas e avanços são muitos. Os cargos de chefia passaram de 6% para 10% em quatro anos. Acredito que só combatendo e amadurecendo as discussões será possível realizarmos lutas por direito à educação, saúde, emprego e contra a violência à mulher”, ressalta Marilene.   Cerca de 200 mulheres participarão de vários pontos de discussão e debate sobre o Dia Internacional da Mulher em sete locais de Florianópolis.   Confira a programação oficial das atividades:   Dia 08/03/2007   8h00 Concentração das trabalhadoras camponesas e urbanas em frente ao INSS   13h30 “Marcha em defesa da vida e Campanha Nacional pela produção de Alimentos Saudáveis” (concentração na praça em frente à Assembléia Legislativa   14h00-17h00 Projeção contextualizada do filme: OLGA   19h00-21h00 Mesa: As Mulheres e o Mundo do Trabalho (a partir das pesquisas e problemáticas apresentadas pelos educandos trabalhadores da ETHCI) Convidados: CUT, Contracs, Sind. Comerciários, Sind. Empregados dos Edifícios / SEEF   Local: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT / Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Ponta das Canas – Florianópolis – SC   Informações: 3284.8820 / 3884.3251 / 3284.4060                     Tânia (Movimento Mulheres Trabalhadoras Urbanas) - (48) 8413.2039                     Lúcia (Movimento Mulheres Trabalhadoras Camponesas) - (49) 9974.6099 ou Noeli – (49) 9126.4686   Organização: CUT-SC, Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha, Escola Sul, MST, Mulheres Camponesas, Mulheres Trabalhadoras Urbanas “Marcha pela Vida”     michele.lopes@cut.org.br