Encontro prossegue até sábado (19) em Serra Negra

Escrito por: Angélica Ferrasoli - CUT/SP • Publicado em: 18/05/2012 - 11:38 Escrito por: Angélica Ferrasoli - CUT/SP Publicado em: 18/05/2012 - 11:38

Confira a galeria de  fotos

Leia também: CUT/SP dá início ao 13º CECUT com oficinas temáticas de formação

Participantes da mesa de abertura

Adi dos Santos Lima –presidente da CUT-SP

Artur Henrique – presidente da CUT nacional

Sebastião Cardozo – secretário-geral da CUT-SP

Raimundo Bonfim – presidente da Confederação dos Movimentos Populares

Zenaide Honório – presidenta do Dieese

Clemente Ganz Lúcio –diretor técnico do Dieese

Gilmar Mauro – coordenador do MST

Marcos Antônio Bernúcio – vice-presidente da Força Sindical estadual SP

Paulo Sabóia – presidente da CGTB São Paulo

Carlos Alberto de Oliveira Pereira – secretário-geral CGTB SP

Confira a programação até sábado

Dia 17 de maio de 2012 - quinta-feira

MESA 2

Início: 9h/Término: 10h

- Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno do 13º CECUT.

Início: 10h/Término: 10h30

- Apresentação do texto base Estadual e Nacional e contribuição ao debate.

MESA 3

Início: 10h45/Término: 13h

- Estatuto da CUT e orientação para os trabalhos em grupo.

Almoço – 13h às 14h

Início: 14h/Término: 18h30

Grupo 1 – Trabalho decente na estratégia da CUT

Grupo 2 – Comunicação para a disputa da hegemonia

Grupo 3 – Intensificar enfrentamento ao governo PSDB/DEM

Grupo 4 – Defender a garantia dos serviços públicos

Jantar Dançante/Confraternização – 19h

Dia 18 de maio de 2012 – sexta-feira

9h – Plenária final de apresentação dos trabalhos em grupo

Almoço - 15h

Tarde livre

Jantar - 20h

Dia 19 de maio de 2012 - sábado

Início: 12h/Término: 15h - Eleição para Direção Estadual e Conselho Fiscal.

Almoço - 14h

15h - Apuração da eleição.

18h - Encerramento do 13º CECUT.

Título: Conjuntura e história do movimento sindical marcam solenidade de abertura do 13º CECUT-SP, Conteúdo:   Aconteceu na noite de quarta-feira (16), em Serra Negra, a abertura do 13º Congresso Estadual da CUT/SP (CECUT), com a presença de representantes do governo, movimento social, centrais sindicais e Dieese, além do movimento sindical cutista.  A data torna-se simbólica ao coincidir com o dia da instalação da Comissão da Verdade e Justiça, conquista importante para todos/as militantes que lutam em defesa do direito à vida, à memória e à verdade. Durante a solenidade, os 14 participantes da mesa abordaram temas relacionados ao sindicalismo, economia e política no Brasil e no mundo. “Parece que já fizemos aqui uma análise da conjuntura estadual, nacional e internacional, e vamos repeti-la amanhã”, brincou o presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, saudando os presentes. Confira a galeria de  fotos A história vitoriosa do movimento sindical cutista, o fortalecimento das relações com o movimento social, o ineditismo da participação de representantes de outras centrais na abertura deste congresso e até questões mais específicas como política industrial, negociações com o governo federal e ações para a juventude marcaram as declarações dos participantes da mesa de abertura. Além, é claro, do desmonte patrocinado pelos anos de tucanato no governo de São Paulo. “Se no 9º Cecut pedíamos Fora FMI e Fora FHC, agora vamos aprovar Fora Alckmin! Fora José Serra!”, destacou o presidente da CUT Nacional, Artur Henrique, lembrando a necessidade da democratização da comunicação, das reformas política e sindical e de se colocar em votação temas urgentes relacionados à cidadania e mundo do trabalho, como por exemplo a PEC do trabalho escravo. Leia também: CUT/SP dá início ao 13º CECUT com oficinas temáticas de formação A abertura contou ainda com a exibição da retrospectiva das lutas da central, apresentada em vídeo, e foi antecedida pela realização de seis oficinas. Nesta quinta, os trabalhos recomeçam a partir das 9h, com análise de conjuntura, discussão e elaboração de propostas para serem  aprovadas neste 13º CECUT. O encontro prossegue até sábado, quando será eleita a diretoria que vai compor a nova gestão da CUT estadual. Participantes da mesa de abertura Adi dos Santos Lima –presidente da CUT-SP Artur Henrique – presidente da CUT nacional Sebastião Cardozo – secretário-geral da CUT-SP Severine Macedo – secretária-geral da Juventude da Secretaria-Geral da presidência da República Maria Izabel Noronha – presidente da Apeoesp e  membro do Conselho Nacional de Educação Raimundo Bonfim – presidente da Confederação dos Movimentos Populares Zenaide Honório – presidenta do Dieese Clemente Ganz Lúcio –diretor técnico do Dieese Gilmar Mauro – coordenador do MST Carlos Ramiro – vice-presidente da CUT-SP e representante do ministro da Educação Aloizio Mercadante José Lopes Feijóo – assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República Marcos Antônio Bernúcio – vice-presidente da Força Sindical estadual SP Paulo Sabóia – presidente da CGTB São Paulo Carlos Alberto de Oliveira Pereira – secretário-geral CGTB SP Confira a programação até sábado Dia 17 de maio de 2012 - quinta-feira  MESA 2 Início: 9h/Término: 10h - Leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno do 13º CECUT. Início: 10h/Término: 10h30 - Apresentação do texto base Estadual e Nacional e contribuição ao debate. MESA 3 Início: 10h45/Término: 13h - Estatuto da CUT e orientação para os trabalhos em grupo. Almoço – 13h às 14h Trabalho em grupos: Irão discutir: Estratégia da CUT, Plano de Lutas e um tema sobre Políticas Permanentes. - Em sua instalação cada grupo deve se organizar da seguinte maneira: ter uma pessoa para coordenar os trabalhos do grupo; uma pessoa para secretariar (para controlar as inscrições e o tempo de fala dos (as) delegados(as) do grupo); duas pessoas responsáveis pela relatoria (assessoria técnica). Todos os grupos debaterão os seguintes temas: Estratégias para a CUT Nacional, Estratégias para a CUT São Paulo, Plano de Lutas para a CUT Nacional, Plano de Lutas para a CUT São Paulo e mais um tema de Política Permanente, conforme descrito abaixo: Início: 14h/Término: 18h30            Grupo 1 – Trabalho decente na estratégia da CUT Grupo 2 – Comunicação para a disputa da hegemonia Grupo 3 – Intensificar enfrentamento ao governo PSDB/DEM Grupo 4 – Defender a garantia dos serviços públicos Grupo 5 – Desenvolver as campanhas salariais das diversas categorias de forma unificada com a CUT Grupo 6 – Fortalecer as subsedes como instância organizativa e de representação da CUT/SP As propostas efetuadas no grupo deverão ser votadas proposta por proposta e só irão para o plenário do 13º CECUT se obtiverem no mínimo 20% dos votos dos componentes do grupo e este percentual tem como base de cálculo o momento de instalação do grupo. Portanto, quando a coordenação do grupo se instalar, deve ser feita a contagem do número de participantes do grupo, os presentes devem assinar lista de presença. Para subsidiar os debates são considerados como tese guia os textos do caderno da CUT Nacional. Jantar Dançante/Confraternização – 19h Dia 18 de maio de 2012 – sexta-feira   9h – Plenária final de apresentação dos trabalhos em grupo Almoço - 15h Tarde livre Jantar - 20h Dia 19 de maio de 2012 - sábado   10h - Encerramento do prazo de inscrição de chapa(s) para Direção Estadual e Conselho Fiscal. 11h - Eleição de delegados(as) ao 11º CONCUT pelas Entidades com menos de 751 sócios quites, conforme listagem publicada pela Direção Nacional. 11h30 - Apresentação e defesa da(s) chapa(s) inscrita para a eleição da Direção Estadual e Conselho Fiscal. Início: 12h/Término: 15h - Eleição para Direção Estadual e Conselho Fiscal. Almoço - 14h 15h - Apuração da eleição. 17h – Posse da Direção da CUT Estadual São Paulo e Conselho Fiscal, gestão 2012 a 2015. 18h - Encerramento do 13º CECUT.