Twitter Facebook YouTube Flickr Orkut Conexão Sindical

CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DE 11 A 14 DE MARÇO

De 11 a 14 de março

10/03/2010

Coletivo Nacional de Formação da CUT se reúne em Belo Horizonte

Escrito por:

Estratégia em debate O Coletivo Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) se reunirá na Escola 7 de Outubro, em Belo Horizonte, de quinta (11) a domingo (14), tendo como objetivo principal reafirmar a estratégia de organização da Política Nacional de Formação em Rede, tendo em vista uma maior articulação entre os agentes cutistas.


Um dos grandes desafios, analisa José Celestino Lourenço (Tino), secretário Nacional de Formação da CUT, é ir além do balanço e formular ajustes para que o Plano de Ação Sindical (PAS)- Formação 2010 reflita os avanços e resultados almejados no planejamento da Direção Executiva Nacional a favor de uma entidade forte, classista, de massas, democrática e, cada vez mais representativa dos interesses da classe trabalhadora. 


Tino lembra que o planejamento estratégico em operacionalização no âmbito da Central apontou três eixos fundamentais de atuação no período 2009/2012:  Disputa de hegemonia; Fortalecimento do projeto sindical da CUT e Gestão democrática e participativa - que devem orientar todos os processos de reflexões, formulações, mobilizações e negociações tanto na esfera da relação capital e trabalho quanto nos espaços institucionais onde estão em jogo os direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras.


No sábado, com a participação da Secretaria Nacional de Comunicação (Secom/CUT), será apresentado o Plano Nacional de Formação para 2010, que contará com uma ação integrada entre as duas secretarias num programa de formação de dirigentes e assessores para comunicação numa perspectiva transformadora, para a disputa de hegemonia.


Para Rosane Bertotti, secretária Nacional de Comunicação da CUT, ter esta referência como parâmetro político-metodológico é essencial para consolidarmos a Rede CUT dentro da estratégia do Plano de Formação também contribuirá para o fortalecimento das alianças com outros segmentos sociais. “Este é um momento rico, de intenso confronto político e ideológico, o que nos desafia a darmos um salto de qualidade na estratégia de comunicação, de modo a implementá-la na perspectiva de um sistema, envolvendo as estruturas horizontal (CUT Nacional e estaduais) e vertical (Confederações, Federações e Sindicatos que constituem os ramos)”, ressaltou. A recente experiência da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), onde a atuação articulada das várias estruturas permitiu uma maior visibilidade das ações cutistas, ressaltou Rosane, “demonstra que o caminho da integração é o que mais enriquece e potencializa, levando mais longe a nossa palavra, incorporando cada vez mais atores neste palco de disputa”.


Segundo Tino, ‘este movimento coordenado entre as duas secretarias representa elevar a um novo patamar a compreensão da importância estratégica da comunicação como parte integrante da ação político-sindical em um contexto de disputa que extrapola as questões inerentes aos mundos do trabalho”.


Entre os desafios colocados, as duas secretarias apontam  a disputa de hegemonia na sociedade por meio da luta pela democratização dos meios da comunicação, a fim de enraizar as políticas da CUT e estimular uma consciência crítica na sociedade; integrar os meios de comunicação cutistas e estimular o aprimoramento da  comunicação dentro das entidades, bem como o desenvolvimento de novas mídias; dar visibilidade às políticas da CUT e às ações dos movimentos populares, sociais e sindical, potencializando as lutas que estejam em consonância com a direção nacional da Central; informar os trabalhadores e trabalhadoras por meio de contatos com as suas organizações e os seus veículos de comunicação, as temáticas e a conjuntura, que envolvem as questões do mundo do trabalho, priorizando informações e análises que permitam uma análise crítica da realidade e uma reflexão sobre a necessidade de mudanças sociais profundas e contribuir na mobilização e sensibilização da sociedade sobre as questões que são demandas da classe trabalhadora.


Programação

 

Período/dia

 

Quinta-feira (11/03)

 

Sexta-feira (12/03)

 

Sábado (13/03)

 

Domingo (14/03)

 

M

A

N

H

Ã

 

 

 

Abertura

 

Concepção e estratégia Organizativa da PNF

 

- Apresentação

- Esclarecimentos

-Encaminhamentos para trabalho em grupos com roteiro

 

 

 

 

Balanço das Ações Desenvolvidas em 2009 frente aos objetivos estratégicos definidos

 

- Retomada dos Objetivos e Metas Estratégicas do PNFD

 

Trabalho em Grupos

 

Plano Nacional de Formação para 2010

 

Estratégia PNFD 2010

Apresentação das Orientações

FF/ORSB/NCC/DPPAR

 

Trabalho em Grupos

Análise da consistência, coerência e procedências das ações planejadas para 2010

 

Orçamento e Operacionalização do PNFD 2010

 

- Propostas apresentadas

- Processo de definições

 

Manual de orientações para a operacionalização do PNFD

- Apresentação

Esclarecimentos

 

Avaliação e Encerramento


 

 

 

 

T

A

R

D

E

 

 

 

Socialização dos Trabalhos em Grupos

 

- Apresentações

-Sistematização

Debate a partir das formulações dos grupos

-Encaminhamentos para ajustes na estratégia organizativa da PNF

 

 

 

 

Socialização dos Trabalhos em Grupos

 

- Apresentações

-Sistematização

Debate a partir das formulações dos grupos

 

Sistematização dos avanços e insuficiências tendo em vista sua superação em 2010

 

 

Socialização dos Trabalhos em Grupos

 

- Apresentações

-Sistematização

-Encaminhamentos visando ajustes nas propostas apresentadas tanto no campo das ações formativas como no da gestão da Rede

 

 

Retorno aos Estados após Almoço

 

 

Noite

 

Livre

 

Atividade de Integração dos Participantes

 

Confraternização

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • Orkut
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

FNDC Redes Sociais CUT Comitê Brasil em defesa das florestas e do desenvolvimento sustentável Clipping CUT Brasil Atual 2 TVT Banner Água para o Brasil

Copyright © 2002-2009 CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.438 - Entidades Filiadas | 7.464.846 - Sócios | 22.034.145 - Representados
Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310