Twitter Facebook YouTube Instagram Conexão Sindical

CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ELETRICITÁRIOS DE MINAS ORGANIZAM AÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL

Eletricitários de Minas organizam ações da campanha salarial

13/09/2012

Assembleias serão realizadas a partir do dia 17, por um Acordo Coletivo de Trabalho digno na Cemig

Escrito por: Sindieletro-MG

A Campanha de Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho dos eletricitários entra em mais uma fase importante para o avanço nas mobilizações. A partir da segunda-feira que vem, dia 17, até o dia 21, a categoria vai realizar assembleias em todo o Estado para debater e votar a pauta de reivindicações e a campanha unificada.

Antes, nos dias 14 e 15, o Conselho Deliberativo do Sindieletro, vai se reunir em Uberlândia para discutir a pré-pauta de reivindicações e definir os encaminhamentos para as assembleias. Além disso, a diretoria coletiva do Sindieletro vai lançar o marketing Campanha.

Os trabalhadores sabem que os desafios são grandes, mas possíveis de serem alcançados. A Cemig gasta muito dinheiro com papel para dizer que dialoga com a categoria. No entanto, as decisões são sempre de cima para baixo. O PCR e a avaliação de desempenho são exemplos de que não são valorizados e nem têm oportunidade de crescimento na carreira. São, hoje, meros instrumentos para perseguir e atender uma pequena minoria.

Na avaliação de desempenho, a empresa está impondo uma curva forçada ao avaliar 5% dos trabalhadores obrigatoriamente como abaixo das expectativas. Mas quando o assunto é gerente a coisa muda de figura. O gerente que deixa o cargo sempre recebe uma “vaguinha”.

Os eletricitários apontam, nos debates das setoriais que, além da garantia de emprego, eles querem a reintegração dos companheiros demitidos. Reivindicam o fim da terceirização, que quando não mata, mutila. “Será que os gestores da Cemig não sabem que, quem faz a opção pela terceirização potencializa os riscos de acidentes graves e fatais?”, critica o coordenador geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho.

A categoria tem dado o recado: A Cemig precisa ser uma empresa de oportunidade, não de privilégios. Basta de ‘boquinhas’, o correto é contratar mais gente por meio de concurso público. Que os trabalhadores sejam valorizados com aumento real, piso salarial e seleção interna, justa e com critérios transparentes.

• w"E-mail"
  • Orkut

RÁDIO CUT

Copyright © CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócios | 24.062.754 - Representados