Twitter Facebook YouTube Instagram Conexão Sindical

CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SANTA CATARINA

Santa Catarina

08/03/2007

Escrito por: Atividades na Escola Técnica de Hotelaria e Turismo Canto da Ilha promovem o Dia da Mulher

Em parceria com a CUT-SC, o MST, as Mulheres Camponesas e as Mulheres Trabalhadoras Urbanas “Marcha pela Vida”, a Escola Técnica de Hotelaria e Turismo do Hotel Canto da Ilha de Santa Catarina, que desenvolve programas de qualificação profissional e tem forte inserção na sociedade, está realizando atividades para a “Comemoração do Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras”, incluindo oficinas com cerca de 400 alunos.

Segundo Rosana Miyashiro, da coordenação pedagógica da escola e do evento, as atividades servirão para dar espaço às experiências de mulheres camponesas e urbanas. “A possibilidade de inserção dos movimentos sociais sempre fez parte de nosso sistema permanente. Queremos divulgar a escola e levar à sociedade a possibilidade do debate e um momento de reflexão, com foco em uma proposta educacional”, explica Rosana.

As várias atividades comemorativas que a escola desenvolverá concretizam a proposta de Educação Integral da ETHCI/CUT, têm como objetivos estratégicos discutir a história de lutas das mulheres e fazem parte dos percursos formativos desenvolvidos com os trabalhadoras. Os debates discutirão os principais desafios das mulheres, a partir dos seguintes aspectos: condições de trabalho, violência, alimentação saudável e políticas públicas.

Para a coordenadora da Secretaria das Mulheres da CUT Santa Catarina, Marilene Rossoni, a mulher do século XXI possui muitos avanços. “Estamos inseridas no mundo do trabalho, nossas conquistas e avanços são muitos. Os cargos de chefia passaram de 6% para 10% em quatro anos. Acredito que só combatendo e amadurecendo as discussões será possível realizarmos lutas por direito à educação, saúde, emprego e contra a violência à mulher”, ressalta Marilene.

Cerca de 200 mulheres participarão de vários pontos de discussão e debate sobre o Dia Internacional da Mulher em sete locais de Florianópolis.

Confira a programação oficial das atividades:

Dia 08/03/2007

8h00

Concentração das trabalhadoras camponesas e urbanas em frente ao INSS

13h30

“Marcha em defesa da vida e Campanha Nacional pela produção de Alimentos Saudáveis” (concentração na praça em frente à Assembléia Legislativa

14h00-17h00

Projeção contextualizada do filme: OLGA

19h00-21h00

Mesa: As Mulheres e o Mundo do Trabalho (a partir das pesquisas e problemáticas apresentadas pelos educandos trabalhadores da ETHCI)

Convidados: CUT, Contracs, Sind. Comerciários, Sind. Empregados dos Edifícios / SEEF

Local: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT / Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Ponta das Canas – Florianópolis – SC