CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PRÉ-SAL:
10/06/2010
As entidades estudantis -UNE, UBES e ANPG- comemoram nesta quinta-feira a vitória conquistada no Congresso Nacional com a aprovação da emenda que destinará 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) sempre defenderam que os recursos do Fundo Social sejam destinados prioritariamente à educação e à saúde.
Das 35 emendas apresentadas ao substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Social do Pré-Sal (PLC 7/10), oito foram acatadas. Entre elas, a “emenda da UNE”, como ficou conhecida a proposta que destina 50% dos recursos do fundo social para a educação. A emenda determina ainda que, do total, 80% dos recursos precisam ser aplicados na educação básica.
A luta histórica dos estudantes foi fruto de ampla mobilização nacional. As entidades organizam, desde o ano passado, série de ações que desencadearam grande campanha em defesa do Pré-sal e da educação brasileira. Além de panfletos, camisas, adesivos, cartazes e cartilhas, UNE, UBES e ANPG ocuparam as ruas de Brasília com três passeatas. Em novembro do ano passado milhares de estudantes tomaram a Esplanada do Ministério, cena repetida durante a tradicional jornada de lutas no mês de março de 2010 e no último dia 20 de maio.
Desde o início desta semana, diretores das entidades provocaram intenso corpo corpo junto aos parlamentares com objetivo de pressionar e cobrar o comprometimento de cada um com a educação brasileira. As entidades criticaram veementemente o primeiro relatório divulgado na terça-feira pelo governo, que descaracteriza o objetivo do Fundo Social ao propor que os recursos deveriam ser destinados a diversas áreas, sem dizer claramente qual a prioridade.
Movimento ganhou apoio dos senadores
Durante toda a quarta-feira, os estudantes realizaram uma Blitz no Congresso Nacional. O movimento construído no plenário foi tão grande e sólido que a UNE conseguiu reverter a redação do projeto e garantir os 50%. As entidades organizaram também uma “guerrilha virtual” por meio das redes sociais. Milhares de mensagens foram enviadas para todos os senadores, via twitter, o que gerou o compromisso público de muitos deles com a votação favorável à emenda. Apoiaram os estudantes os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Fátima Cleide (PT-RO), Inácio Arruda (PcdoB-CE), Ideli Salvatti (PT-SCE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Valadares (PSB-SE) , entre outros.
O presidente da UNE, que ficou até o fim da votação desta madrugada no Senado Federal, conversando com os parlamentares sobre a importância dos 50% para a educação, celebra a vitória como uma conquista de todo o povo brasileiro. Para ele, o momento histórico desta quinta-feira não é para ser comemorado apenas por esta geração.
“Fiz questão de ficar até o último minuto da votação. Conversei com cada parlamentar. Mostrei a importância da nossa emenda para o futuro do nação. Fiquei realmente muito emocionado quando conseguimos a aprovação. É o sonho geracional de transformação do país. Vamos garantir um futuro melhor para os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos. O patrimônio de uma nação são os seus cidadão. Educar o nosso povo é a maior herança que o país pode deixar para toda as próximas gerações. Esse é o caminho para nos transformamos em uma grande nação soberana”, disse.
Pressão continua pela promulgação da emenda
Para a UNE, no entanto, a vitória não está concretizada. Junto com a UBES e a ANPG, a entidade permanecerá em estado de alerta e concentrada na decisão da Câmara Federal. O objetivo é manter toda a sua rede atenta aos próximos movimentos no Congresso Nacional para que a vitória dos estudantes não seja revertida pelos deputados.
"Agora, vamos lutar da mesma forma e com muito mais mobilização em cada canto do Brasil pela promulgação da emenda. Estou confiante que após a vitória de ontem ninguém segurará os 50 % do Pré-sal. Inclusive, vamos procurar o presidente Lula para que ele não vete a nossa emenda”, afirma o presidente da UNE.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rafael Minoro -11 8614.2689
Conteúdo Relacionado