Meio-ambiente |
|
|
| Escrito por Luiz Carvalho com colaboração de Vânia Viana | |
| 03/11/2009 | |
|
CUT apresenta em Barcelona proposta das Centrais para o clima
A CUT apresentou nessa segunda-feira (2), em Barcelona, o documento unificado ( "Vamos pressionar o governo brasileiro para que tome uma atitude audaciosa na defesa do meio-ambiente", afirmou Carmen. Nesta terça (3), às 16h (horário de Brasília), na Universidade de Barcelona, a dirigente participa de um debate que tratará do compromisso da classe trabalhadora no combate às mudanças climáticas. Cerca de 4 mil participantes representando 180 países estão no evento que busca definir as regras de um novo acordo sobre o clima, já que o Protocolo de Quioto tem prazo até 2012.
Fundo internacional de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas O fundo foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado Federal. Compromisso Nacional para o clima O Brasil terá um papel estratégico de liderança nas negociações. Nesta terça, o presidente Lula se reúne com os ministros para discutir a proposta do Ministério do Meio Ambiente que defende a meta de reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa até 2020. Para atingir esse objetivo, o País teria de diminuir em 80% a taxa de desmatamento da Amazônia para o mesmo período, além de queda do desflorestamento nos biomas caatinga e cerrado, gerenciamento de lixo, eficiência energética e investimentos em energias renováveis.
Esse conjunto de propostas leva o Brasil a uma posição de enfrentamento e poder de negociação junto aos países desenvolvidos que não tiveram ainda definidas suas metas colocando o Brasil em uma posição de protagonismo nas negociações. |
|
| Atualizado em ( 03/11/2009 ) |
| < Artigo anterior | Artigo seguinte > |
|---|



