Twitter Facebook YouTube Instagram Conexão Sindical

CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > GRUPO SOLVAY ANUNCIA VENDA DA SOLVAY INDUPA

Grupo Solvay anuncia venda da Solvay Indupa

15/02/2013

Em reunião com o Sindicato dos Químicos do ABC, representantes da empresa afirmam que há interessados, mas venda ainda não foi consumada

Escrito por: Sindicato dos Químicos do ABC

Em comunicado aos trabalhadores, entregue na manhã desta quinta-feira, 14, o Grupo Solvay anunciou a venda da sua participação na Solvay Indupa, o que inclui a unidade de Santo André (SP) e de Bahia Blanca (Argentina).

O ofício afirma ainda que os membros do Comitê da empresa entrarão em contato com os trabalhadores a fim de prestar esclarecimentos e solicita a todos que “continuem trabalhando, pois essa constitui a melhor maneira de nos preparar para o futuro”.

Tão logo os trabalhadores foram informados, o Sindicato dos Químicos do ABC tomou conhecimento da situação e na tarde desta quinta-feira, 14, reuniu-se com representantes da empresa para obter mais informações.

Questionada sobre os boatos de dentro da fábrica de que a Solvay Indupa do Brasil seria vendida para a Braskem e a Solvay Indupa da Argentina para o grupo mexicano Mexichem, os representantes da empresa afirmaram que ainda não há definição dos compradores.

“Disseram que há interessados, que devem conhecer a planta num futuro breve, a Braskem inclusive, mas nada foi definido”, comenta o Secretário de Administração e Finanças do Sindicato e trabalhador na Solvay Indupa, Juvenil Nunes da Costa.

“Na reunião”, conta Juvenil, “a empresa afirmou que a venda é uma estratégia de negócios decidida pela matriz belga e a intenção é que o comprador não feche a planta, mantendo a empresa e os empregos, porém, o Grupo Solvay não pode garantir que isso aconteça”.

O Sindicato continuará atento a essa situação e convocará os trabalhadores para discutirem eventuais desdobramentos. "Nossa principal preocupação é garantir com o comprador a manutenção da planta e dos postos de trabalho", afirma Juvenil.

Balanço

A Agência Estado informa que o grupo Solvay também divulgou nesta quinta-feira o balanço referente ao quarto trimestre, no qual os resultados da Solvay Indupa são diferenciados das demais operações do grupo belga. O lucro ajustado do grupo no quarto trimestre somou 203 milhões de euros. O resultado consolidado no padrão IFRS foi de 181 milhões de euros, revertendo prejuízo de 23 milhões de euros do quarto trimestre de 2011.

Os números da Solvay incorporam os resultados da Rhodia, adquirida no segundo semestre de 2011, e refletem a situação distinta registrada pelo grupo nos diferentes mercados. "A situação está melhorando na Ásia e, na América do Norte, mantém a trajetória de recuperação. Entretanto, a situação ainda é incerta na América Latina e desafiadora na Europa", destacou a empresa.

• w"E-mail"
  • Orkut

RÁDIO CUT

Copyright © CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócios | 24.062.754 - Representados