Twitter Facebook YouTube Instagram Conexão Sindical

CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > CONDIÇÕES DE TRABALHO NO BRASIL SÃO DISCUTIDAS NO ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO DA OIT

Condições de trabalho no Brasil são discutidas no encerramento do seminário da OIT

19/03/2009

Escrito por: Agência Brasil

Brasília - Representantes do setor sindical, do governo e de empresas privadas se reuniram nesta quarta-feira (18), no último dia do seminário Trabalho e Família: Compartilhar é a Melhor Forma de Cuidar, para discutir as condições de trabalho no Brasil e a desigualdade racial e de gêneros.

Segundo a representante da União Geral dos Trabalhadores, Cleonice Caetano Souza, as condições de trabalho no Brasil ainda são precárias. "O empregador não tem consciência, assim como o governo, de que se nós estivermos unidos e mantivermos a condição de trabalho,o trabalhador não adoece e produz mais", afirmou.

Para a coordenadora da área de igualdade de gênero e raça da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Solange Sanches, a escassez de políticas públicas não só contribuem para a composição deste cenário no país, como também, não resolvem os problemas de desigualdade social e de gêneros.

De acordo com a economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) Lúcia Garcia, entre 2001 e 2006, houve aumento do número de cláusulas trabalhistas relacionadas a eqüidade de gêneros. Por outro lado, houve redução daquelas relacionadas à igualdade racial.

Durante o encerramento do evento, promovido pela OIT, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), foi apresentado o documento final com as propostas que serão levadas para a 98ª Conferência Internacional do Trabalho (CTI), que será realizada em junho, em Genebra.

Entre as ações descritas no documento, consta o debate amplo da Convenção 156 da OIT, que recomenda a proteção aos trabalhadores com responsabilidade familiar.

• w"E-mail"
  • Orkut

RÁDIO CUT

Copyright © CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócios | 24.062.754 - Representados